Andei pensando esses dias... Muitos querem ser formados, mas ninguém quer entrar na fôrma de Deus! E quando eu digo "fôrma", me refiro àquele utensílio de cozinha que geralmente se usa para fazer bolo. Eu, por exemplo, sempre pedi ao Senhor que me formasse. E sei que é fácil pedir, mas é dureza no dia-a-dia ser formado por Deus. Até digo: é loucura pedir isso sem saber verdadeiramente sua profundidade!
Recordo-me quando aprendi que a música era sagrada... E sendo sagrada, jamais eu poderia brincar de trocar a letra, fazendo piada, pois no momento em que eu tivesse que rezar com ela, não seria possível. Ao saber disso, foi difícil para mim, porque quando me vinha uma "piadinha", eu tinha que engolir a seco e não levá-la adiante. E é exatamente assim que a formação acontece em nossas vidas: aquilo que eu sei que não devo dizer ou fazer, simplesmente não dou a conhecer, reprimindo e encerrando em mim minhas vontades.
Entrar na fôrma de Deus incomoda e às vezes até machuca. Certamente ela não é torta. Nós é que perdemos nossa forma original. Na realidade as coisas que Deus nos propõe não são difíceis, mas a maneira que o mundo nos faz viver veio deformando tudo o que naturalmente foi criado por Ele.
Em Eclesiástico 4, 12-22 encontramos todo o necessário. Nos fala do amor à sabedoria. E que sem ela é impossível ser formado por Deus:
"Ela o atormenta com sua penosa disciplina... Então ela o porá firme, voltará a ele em linha reta. Ela o acumula de alegria..."
Estou pedindo a Jesus por você, para que entendendo qual o projeto de Deus para sua vida, você tenha força para dizer não às deformações deste mundo.
Deus o abençoe sempre!