Vamos partilhar um pouco sobre a organização de eventos de música católica.
A Igreja Católica passa por um momento importantíssimo no que diz respeito à sua música e aos seus músicos, por isso nós, que estamos à frente de projetos católicos que dão certo, devemos dividir com todos as questões que fazem com que eventos como o "Show Católico Jesus Chama" dêem certo e atinjam seu objetivo.
O Ministério Aliança de Vida, assim como qualquer outro ministério, tem uma turma que tem uma infinidade de dons, e muitas pessoas diferentes, com dons diferentes, fazendo com que a combinação de tudo que somos e vivemos, e tudo o que Deus nos dá, respeitando os limites de cada um, dê um resultado que consegue dar subsídios, satisfazendo, de forma plena, àqueles que comparecem ao evento. Portanto, saibam respeitar e aproveitar o que cada um pode e sabe dar.
A primeira coisa que devemos estar atentos é parar para ouvirmos o que Deus quer de nós e entender quais os planos que serão colocados em prática no evento que irá se realizar - (pausa) não façam um evento católico por fazer, e nem para provar nada pra ninguém (continuando) - muita oração, e traçar um objetivo, um público alvo para o evento. É muito difícil conseguir fazer um evento em que atenda aos anseios da juventude, do pessoal mais maduro e dos mais idosos... Portanto, devemos separar, esclarecendo na propaganda do evento, de forma clara ou subjetiva, a quem ele será destinado. Por exemplo: "The Flanders - Um rock católico com muito humor pra você dançar" - desta forma você já indica o que vai acontecer. Outro exemplo: "Banda Aliança de Vida - Um louvor com muita alegria, oração e unção".
Este é um dos primeiros passos. Outro passo importante é saber se você está fazendo um show de apresentação ou um evento de evangelização. Não podemos forçar uma barra e pedir que bandas que não pregam e nem ministram façam este trabalho de evangelização. Também está incluído neste ponto a escolha do apresentador que, de preferência, seja uma pessoa que tem história na Igreja Católica, uma pessoa engajada em alguma pastoral, que tenha liberdade dentro da igreja e que possa falar com autoridade de Nosso Senhor...
Já estamos montando o nosso evento católico. Estamos na primeira de dezenas de reuniões que serão feitas para organizá-lo.
Por este momento, paramos por aqui. Aguardem o próximo artigo, onde falarei de mais assuntos referentes à organização de eventos.
O que Deus uniu, o homem não separa!
Robson Mendes (robsonmendes@aliancadevida.com.br)
Ministério Aliança de Vida - Rio de Janeiro-RJ