Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


A arte e a liturgia sempre estiveram intimamente ligadas na história. Grandes compositores clássicos como Mozart e Beethoven escreveram Missas inteiras e as mais belas obras da arte clássica eram feitas em homenagem ao Senhor. Infelizmente, a música litúrgica tem perdido seu destaque para a música popular, e canções de Missa são consideradas antiquadas, entediantes e ultrapassadas. No entanto, Deus ainda escolhe e inspira novos compositores a utilizar arte em favor deste momento central da fé católica. Léo Mantovani é um desses eleitos e seu primeiro CD, NO TEU ALTAR, é o início desta missão.

Nascido em Linhares-ES, Léo teve sua música gerada e enraizada na liturgia e,  na Bahia, fez seu lar e solo de missão. Neste CD de estréia, o cantor e compositor dispõe uma preciosa seleção de canções para a celebração eucarística, que servem não só de inspiração para ministérios e grupos pelo Brasil afora, mas também como belo exemplar de interpretação, sensibilidade e profissionalismo. Produzido e arranjado por Denilson Prata, e com demais arranjos e direção vocal de Adelso Freire, NO TEU ALTAR  é ao mesmo tempo simples e sofisticado, reunindo a humildade bela das canções e da interpretação de Léo com lindos arranjos que vão do jazz ao rock, sempre entrelaçados por muito soul. As letras do jovem de 26 anos são simples, lindas, bíblicas e muito precisas em sua função litúrgica. Não só cabem perfeitamente nos momentos da Missa, como o fazem de forma delicada e gentil, justamente da forma como deveriam ser as canções litúrgicas.

As intenções de Léo Mantovani eram, a princípio, de dispor as canções para outros intérpretes gravarem em um mesmo CD. Mas parece que os planos do Alto eram que ele realmente cantasse, e que bom que Léo respondeu ao convite de Deus, pois sua voz doce e simples é perfeita para este propósito. Ainda assim, convida os amigos que ele sempre admirou e que agora abraça na fraternidade de irmãos em Cristo para cantar junto, e ornamentar esta obra tão bela e importante para a música católica brasileira.

Para um músico católico, deparar-se com o trabalho de Léo Mantovani desperta invariavelmente felicidade e esperança.

Quer comprar este DVD
e/ou CD? Clique AQUI!

As 15 faixas do CD são dispostas como seriam em uma liturgia, e gentilmente identificadas no encarte em sua função, com suas respectivas fontes bíblicas ou do Missal Romano. Na Casa de Deus é o Canto de Entrada, onde Léo já nos chama para viver como irmãos à sombra do Onipotente. Senhor Tende Piedade de Nós é precisa em seu texto, simples e bela, apropriada para qualquer coral ou grupo de qualquer paróquia deste país, e conta com a participação do Coral Holiness, do Rio de Janeiro. Léo ainda oferece uma segunda opção de Ato Penitencial, com a lindíssima Dá-me Tua Mão, que tem a participação da cantora de apenas 15 anos de idade, Mariani.

São poucas músicas para o Hino de Louvor que têm a letra litúrgica completa, e o Glória a Deus de Ítalo Villar é muito bem-vinda, trazendo uma levada de rock e soul ao conjunto. Ítalo também participa do CD de Léo Mantovani como intérprete, num rock ainda mais evidente composto por Léo, Aclamamos a Ti. Além de Ítalo, Ziza Fernandes também aparece com doce voz para ajudar Léo no momento do Ofertório em Tudo a Ti Oferecer. E como se esta canção não fosse suficiente para expressar nossa retribuição à generosidade de Deus, ouvimos em seguida a faixa título No Teu Altar, escrita em parceria com Marcio Bragança, com arranjo lindíssimo e sensível interpretação de Léo.

A preocupação de Léo com as letras corretas para as músicas da Missa não o impede de criar ótimas melodias, como é o caso de Santo Senhor. E o momento da paz vem com um toque eletrônico, uma levada animada com participação de Kathyane e novamente do Coral Holiness, que nos lembra dos corais gospel americanos nesta A Paz de Cristo, escrita em parceria com Denilson Prata. Em seguida o Cordeiro de Deus, num arranjo simples e bem apropriado ao momento.

O grande momento da celebração, e conseqüentemente do CD, vem com a canção para Comunhão Vinde, Vede e Provai, que conta com uma bela participação de Cristiano Pinheiro. Com uma letra perfeitamente bíblica e uma melodia muito bem construída, Léo Mantovani emociona muito com esta canção que nos convida à Ceia do Senhor. É uma canção belíssima e, antes que os ouvintes pudessem reclamar da complexidade de sua melodia, Léo gentilmente oferece uma segunda opção com Toca Meu Ser, uma música suave e autêntica, cantada junto com Marcio Bragança. Após a Comunhão, nosso coração descansa com Sede de Deus, uma canção de Denilson Prata colocada de forma precisa no repertório e lindamente acompanhada por Davidson Silva.
 
Nossa Senhora não poderia ser deixada de fora da celebração, e no canto final O Caminho, a Verdade e a Vida, Léo, cantando com Bruna Bernardes mostra como Maria indica a direção para o verdadeiro Caminho. E como Missa vem de missão, nós a abraçamos com Sim, Eu Irei, canção que nos confirma no apostolado, onde Léo reúne seus amigos Davidson, Ítalo, Mariani, Ziza e Maninho para celebrar a alegria de evangelizar.

Padre André Luna, que assina a revisão teológica e a apresentação do CD, resume em belas palavras o trabalho de Léo Mantovani: "O Léo faz este esforço bonito e dedicado, simples e certeiro de estruturar seu chão de músico de Deus no que nos é, essencialmente, o nosso lugar. Faço um louvor à sua pretensão e desejo que jamais perca a capacidade de se amadurecer um “bom e velho músico das Missas nossas de cada dia!!!". Eu assino embaixo, e também faço votos que os músicos católicos abracem e sigam o exemplo deste jovem corajoso, que por amor à Eucaristia nos trouxe este presente de Deus, prontinho para ser usado, partilhado e experimentado, em cada missa de cada capela ou paróquia deste Brasil.

(Release escrito por Bruno Camurati - Cantor e compositor carioca).

 

* Quer adquirir este CD de Léo Mantovani?
Acesse a CdCristão Mega Store clicando AQUI!


  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
 
Voltar...
  
 
  
 Copyright © 2001 - 2011 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.