Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações

Situado nos arredores de Viena, o Mosteiro de Heiligenkreuz é um dos pontos de peregrinação do catolicismo. Ano após ano, cerca de 170 000 fiéis visitam o local, a fim de adorar uma relíquia da cruz onde supostamente morreu Jesus Cristo. Atualmente, contudo, novos turistas percorrem os corredores do mosteiro. São fãs de música clássica, que querem conferir a cantoria dos monges ali residentes. "Meu filho, nós viramos hype", diz Karl Wallner, religioso que foi alçado à posição de porta-voz do grupo (a gíria inglesa "hype" indica aquilo que é moda entre os que ditam a moda).

Há dois meses, os monges de Heiligenkreuz lançaram na Europa o CD de cantos gregorianos Chant: Music for the Masses. O disco alcançou o sétimo lugar na parada geral inglesa, desbancando Amy Winehouse e Madonna. No início de julho, chegou aos Estados Unidos (com o título Chant: Music for the Soul) e está em primeiro lugar na lista de mais vendidos das gravações eruditas. O frade Wallner tem uma explicação para o sucesso: "As pessoas sentem a necessidade de ouvir músicas tranqüilas".

Um êxito desse tipo não é inédito. Em 1994, os monges do Mosteiro de Santo Domingo de Silos, na Espanha, venderam 5 milhões de discos ao redor do mundo com um repertório semelhante ao dos austríacos. "Nunca ouvi nossos irmãos espanhóis, mas não copiamos o estilo deles. Vivemos em clausura e não trocamos discos", diz Wallner. Com o sucesso daquele CD, o canto gregoriano (surgido no século IX para embelezar a liturgia católica) entrou na corrente sanguínea da cultura pop. Trechos de cantos foram usados por grupos de música eletrônica e até mesmo o videogame Halo se apropriou deles para sua trilha sonora.

Visto que a terceira edição de Halo, lançada no ano passado, vendeu 84 milhões de unidades, não é de espantar que os cânticos dos austríacos tenham encontrado uma platéia receptiva.

Quer comprar este CD?
Clique AQUI

O monge Wallner promoveu a música de seus confrades com a habilidade comercial de um vendilhão do templo. No início do ano, enviou um e-mail ao diretor da Universal Classics, Tom Lewis, contendo o link de uma apresentação postada no YouTube. Nela, o grupo de religiosos cantava para o papa Bento XVI. Lewis contatou Wallner, e um contrato foi fechado. Os monges ganham 1 euro por disco vendido. Music for the Masses vendeu até agora 250 000 unidades. O dinheiro, segundo Wallner, será aplicado na formação de futuros monges.

O pastor só se incomoda com os leigos que lhe pedem o impossível. "Na semana passada, um milionário europeu queria que cantássemos no casamento dele. Será que ele não percebe que não podemos sair daqui?" Perdoai-o, monge Wallner. Ele não sabe o que faz.

 

Fonte: Revista VEJA de 16/07/2008

 

* Quer adquirir este CD dos frades austríacos?
Acesse a CdCristão Mega Store clicando AQUI!

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
 
Voltar...
  
 
  
 Copyright © 2001 - 2011 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.