CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 21 de março de 2005.
João Paulo II convidou os jovens a renovar a linguagem da música e da arte em geral para transmitir valores, em uma mensagem dirigida esta segunda-feira aos mais de 4.000 participantes de 51 países no encontro internacional "UNIV2005". "A música, como todas as linguagens artísticas, aproxima o homem de Deus", reconhece o pontífice em sua carta. "Mas, ao mesmo tempo, a arte pode transmitir às vezes uma concepção do homem, do amor, da felicidade que não corresponde com a verdade do desígnio de Deus". | |
"É necessário, portanto, realizar um sadio discernimento", reconhece o pontífice em sua carta, na qual convida os jovens a não crer "em ilusões e modas efêmeras que não poucas vezes deixam um trágico vazio espiritual".
"A vós, queridos jovens, toca também renovar as linguagens da arte e da cultura", exorta o bispo de Roma. "Comprometei-vos, portanto, por cultivar em vós a valentia para não aceitar comportamentos e distrações que estejam caracterizados pelos excessos e o ruído".
A mensagem do Papa foi lida em seu nome pelo arcebispo Leonardo Sandri, substituto da Secretaria de Estado, na Sala Paulo VI do Vaticano, ante os jovens de cerca de 230 universidades dos cinco continentes que participam da trigésima oitava edição de UNIV, encontro universitário internacional organizado pelo Instituto pela Cooperação Universitária (ICU).
Fonte: ZENIT.org