Este ano, durante a 19ª Edição do Multifestival David na Espanha, acontecerá o "1º Prêmio David", que visa premiar, todos os anos, os grandes nomes da música religiosa do mundo. O reconhecimento é esperado, sonhado e cantado desde muito tempo na crescente comunidade de músicos católicos.
Por ser a primeira edição do prêmio, a organização resolveu reconhecer o trabalho dos "pioneiros" da música católica, aqueles que contribuíram para o surgimento e para o alicerce do estilo: profissionais que estão se dedicando a evangelizar através da música há mais de 30 anos e que realizaram grandes projetos em condições muitas vezes difíceis.
Ao todo serão onze os premiados, sendo que três são brasileiros: Eraldo Mattos, fundador da CODIMUC, Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, e Padre Zezinho, scj. Segundo a organização do festival, são pessoas significativas, responsáveis pelo cenário atual da música católica contemporânea.
Eraldo Mattos recebeu a notícia com espanto e confessa que ficou muito surpreso com a premiação. "É um prêmio que eu gostaria de receber no céu, de Deus, por reconhecimento do trabalho que realizei pelo Reino, porém Deus permite que estas coisas aconteçam por aqui mesmo para nos mostrar o quanto ainda somos úteis e para nos dar ânimos novos para continuar desbravando com ousadia e valentia" , afirma.
O ato de entrega do "1º Prêmio David" acontecerá no dia 11 de julho, às 20 horas, no auditório Príncipe Felipe de Oviedo, em Astúrias, na Espanha.
A jornada começará com a Eucaristia na Catedral, presidida pelo Sr. Arcebispo, às 13 horas, seguida por um jantar com todos os premiados.
A equipe organizadora se manifesta parabenizando a todos: "Na realidade estamos proclamando o carinho e o reconhecimento que eles já recebem de todo o povo de Deus. Obrigado por sua música, obrigado pelo seu esforço e obrigado pela sua vida", finaliza.
Confira os homenageados do "1º Prêmio David":
* Brasil - Padre Jonas Abib, Eraldo Mattos e Padre Zezinho, scj
* Argentina: Alejandro Mayol
* EUA: Jhon Michel Talbot
* Espanha: Carmelo Erdozain, Cesareo Gabarain e Vicente Morales
* França: Daniel Facerias
* Itália: Don Gioy Cento
* Holanda: Leen La Rivier