Na Diocese de Franca, interior do Estado de São Paulo, aconteceu o 16º Hallel, de 12 a 14 de setembro. O evento é realizado pela Associação Diocesana Nova Evangelização João Paulo II, entidade sem fins lucrativos, que oferece seu serviço de Evangelização à Diocese de Franca, e também por outras dioceses.
O Hallel vivencia em todos os anos um lema comum: som e vida. "Som" porque todo o processo evangelizador é realizado através da música e vida porque se visa uma transformação real em todas realidades pela Palavra de Deus.
O tema do Hallel 2003 foi "Sim, Senhor", como resposta ao mandato de Jesus de "Lançai as redes" (Jo 21, 6b) e ao apelo do Papa João Paulo II neste ano vocacional em "avançar para águas mais profundas". Cerca de 120 mil pessoas, segundo o cálculo da polícia local, participaram do evento. | |
| Houve caravanas de várias cidades do Brasil, assim como representantes das equipes de 7 países: Peru, México, Espanha, Paraguai, Bolívia, Chile e Estados Unidos. Com entrada gratuita, a estrutura do evento contou com um palco central onde foram realizados os shows em campo aberto. Barracas com produtos evangelizadores foram montadas, além de praça de alimentação com 40 barracas e um restaurante, de onde é arrecadado o dinheiro que custeia o evento. Há também doações e participação de patrocinadores. |
No mesmo espaço físico há um ginásio poliesportivo coberto, com capacidade para 10 mil pessoas, onde aconteceram os momentos mais importantes de pregação. Há também outros espaços (módulos) espalhados pelo local com a finalidade de evangelização específica, cada um com capacidade para cerca de 900 pessoas. Exemplos são a Capela, um espaço Mariano, um local específico para confissões, intercessão, Anjos e Santos (com testemunhos de vida e pregação sobre a vida de santos), o Hallelzinho, que é montado especificamente para as crianças, músicos, PHN (Por Hoje Não Vou Mais Pecar), motivação para conversão, Mãos que Evangelizam (surdos e mudos), Toca de Assis (trabalho de recuperação de irmãos de rua), Recreação, Acampamentos para adolescentes, jovens e casais.
Todo trabalho evangelizador através da música é possível devido à participação de 73 bandas de todo Brasil, 50 pregadores, com mais de 200 pregações e 23 missas.
O 16º Hallel teve a presença das bandas Love, Banda do Céu, Adriana, Ziza Fernandes, Celina Borges, Canção Nova (Dunga e Ricardo Sá), Eterna, Expresso HG, Taus, Kairós, Nova Ação, Martín Valverde e Dynamis, Migueli (Espanha), Anuncia-me, Fábio de Melo, Walmir Alencar, Banda Nova Geração, Comunidade IDE, Missão Mensagem Brasil, Projeto Rosário, entre muitas outras.
O projeto Hallel visa uma continuidade chamada de Projeto "Arrarai" (vem e segue-me), que funciona durante o evento com 100 jovens com um trabalho de campo, indo 2 a 2 abordando jovens para estimular uma continuidade. O convite é feito para uma seqüência de 8 semanas com formação querigmática, onde cada jovem é encaminhado para a sua respectiva paróquia.
A partir de novembro deste ano, o Hallel será estendido para mais 7 países, como Chile, Bolívia, Peru, Estados Unidos e Guatemala. A partir de janeiro de 2004 o projeto chegará à África (Angola).
O Portal da Música Católica esteve no local realizando
entrevistas (abaixo) e registrando o evento em fotos (clique AQUI para vê-las):
Para ter acesso às entrevistas com áudio, basta clicar sobre seu link.
Você precisa ter o Windows Media Player instalado em seu computador.
Caso queira fazer o download do programa, gratuitamente, clique aqui.