Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


Durante minha caminhada por várias cidades do Brasil, evangelizando com a música que o Senhor semeia em meu coração, tenho observado que para cada coração há uma canção e cada coração guarda um segredo único. O desafio é: encontrar uma chave para cada segredo.

Existem corações maltratados, tristes, sedentos de Deus, outros saudosos e cheios de esperança, alguns ainda que cansados e oprimidos lutam e acreditam na vida e se colocam a serviço do irmão e de sua comunidade. Comecei, então, a ser mais rigorosa nas seleções musicais de minhas apresentações. Percebi que existem fechaduras simples como as das portas mais antigas, com um segredo simples e que, às vezes, outras chaves parecidas também conseguem abrir. Para estas, não são necessárias músicas sofisticadas, com arranjos complexos. Basta apenas que sejam tocadas com unção, que no momento certo, Deus age. Não digo que devam ser músicas mal feitas. Mas simples, que falem diretamente ao povo. Deus habita nos corações puros e simples.

Alguns corações escondem segredos mais complexos, marcados por feridas profundas, causadas quem sabe, por alguns de nós, que dizendo sermos cristãos, insistimos em nossas vaidades e não respeitamos o outro em sua individualidade. Disse Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que vem a Mim, mesmo que esteja morto viverá". Para estes, existem músicas mais profundas e que falam ao seu íntimo de maneira certa e eficaz. Músicas que retratam o seu dia a dia e fazem ressurgir os segredo mais profundos. Neste momento, o Senhor age e transforma.

Uma música tocada na hora certa e de maneira adequada, coloca o irmão diante do Senhor e Ele age e faz a obra acontecer em seu coração, mas a música errada e inadequada (alta, distorcida, desafinada, fora do contexto), ao invés de tocar, levar o irmão à oração e ao encontro com Deus, espalha e causa inquietação. Numa missa, por exemplo, deve-se observar a liturgia e a assembléia que está presente, adequar as músicas e os instrumentos usados de acordo com a idade da maioria e o costume da comunidade. Muitas vezes tocar aquela música antiga, mas que todo mundo conhece, canta e participa, é melhor do que tocar uma música nova, que só você conhece e canta. É necessário que todos participem e juntos celebrem a fraternidade e a partilha do pão.

Em um show, o ministério de música deve se preocupar não somente em mostrar músicas bem ensaiadas, com iluminações bem feitas e figurinos bonitos. Antes deverá estar atento e seguir a vontade do Senhor para aquele momento. Oração é: orar + ação.

Portanto, não basta orar e fazer do show um momento de exibição particular, onde o que se mostra não é Jesus vivo e ressuscitado e sim um espetáculo de vaidades. Todo os adereços são importantes para que o Senhor seja exaltado de forma bela e adequada, mas o que deve prevalecer é o bom censo e saber ouvir a voz de Deus. Nesta busca estou eu, atrás de um segredo que só o Senhor pode revelar. Portanto, ore sempre por seu ministério para que o Senhor revele a você a chave certa, o caminho para o coração do irmão, certos de que o Senhor nos cobrará cada coração perdido.

Natal é um tempo de conversão. Que o Senhor nos cumule de sabedoria e bênçãos, apesar de sabermos que não é por mérito nosso, mas por Sua graça e misericórdia.

Feliz Natal e um ano novo cheios de realizações para todos que acessam o Portal da Música Católica!!

 

Com carinho,

  
  
 

Ver outros artigos de JEAN

Voltar para ARTIGOS

Listar TODOS os artigos em ordem alfabética

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
Voltar...
 
 
 
Copyright © 2001 - 2022 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.